sexta-feira, 15 de abril de 2016

Vantagens da Monarquia Parlamentarista sobre a República


Muitas dúvidas e incertezas ainda fazem parte do pensamento daqueles que estão conhecendo o movimento de restauração da monarquia. Isso é natural e saudável: quanto mais estudarmos esse assunto, mais questionamentos irão surgir, por isso precisamos nos aprofundar e ler tudo que estiver ao nosso alcance. Este texto contém um breve resumo (que não dispensa outras leituras mais detalhadas) que constata a superioridade da Monarquia Parlamentarista sobre a República Presidencialista. Vamos lá:

1- SOLUÇÃO RÁPIDA DE CRISES:
Quando há crises na monarquia, o imperador simplesmente dissolve o parlamento e convoca novas eleições para o povo escolher novos líderes políticos. Na República, uma crise pode se arrastar por anos haja vista que um impeachment de um presidente é um processo longo, complexo, oneroso para os cofres públicos e ainda resulta em inúmeras manobras corruptas para colocá-lo em prática e para evitá-lo. Além do mais, a República Presidencialista é incapaz de dissolver o parlamento. Portanto, mesmo que o presidente caia, o congresso continua de pé.

2- LIBERDADE E DIVERSIDADE DE IDÉIAS:
O parlamento é um ambiente onde os congressistas, eleitos pelo povo, exercem seu poder de expressão. O saudável debate entre eles promove uma cultura de respeito, liberdade e diversidade de opiniões. Nele, as leis são criadas com a ajuda de muitos. Já na República, não há troca de idéias, as ações políticas tendem a ser tomadas por uma só pessoa, o presidente, que usa o veto e medidas provisórias para se impor sobre os congressistas. Na República, o poder executivo tende a esmagar o legislativo. Não há diálogo, no máximo há negociatas e troca de favores. 

3- CONHECEMOS A FAMÍLIA REAL: 
Na monarquia, o povo tem a oportunidade de conhecer cada membro da família real, acompanhar sua vida e educação ao longo dos anos e, por extensão, conhecemos suas personalidades e caráter. Na República, os políticos aparecem do nada, mal sabemos quem eles são, não sabemos quase nada sobre suas vidas, educação ou índole. 

4- MONARCA É APARTIDÁRIO:
o monarca não é eleito, por isso, ele não precisa de financiamento de grandes empresas para chegar ao poder, porque ele já está lá e será vitalício, sendo assim, ele não deve favores nenhum a partidos ou empresários. Bem diferente de presidentes republicanos que, para serem eleitos, precisam ser financiados e ainda fazer alianças com outros partidos para chegar ao poder, restando depois ter que pagar os favores que recebeu, e isso é feito com doações de ministérios ou empréstimos feitos por bancos estatais que são controlados pelos governos.

5- POLÍTICAS DE LONGO PRAZO:
Como o poder do monarca é vitalício, esse sistema prioriza políticas estáveis e de longo prazo. Totalmente oposto na República onde as políticas são de curto prazo e o próximo eleito tende a acabar com a política do antecessor para que ele caia no esquecimento e seja desmoralizado.

6- RESPEITO AOS COFRES PÚBLICOS:
Na República, os eleitos sabem que só ficam no poder por 4 anos, por isso fazem de tudo para meter a mão no dinheiro do povo e enriquecer rapidamente. Na monarquia isso não acontece porque se o rei ousar fazer isso, ele pode ser destituído do cargo, ter a reputação de sua família destruída e o povo pode acabar com a monarquia em seguida através de um plebiscito.

7- A PALAVRA VENCE A IMAGEM:
Em todos os países republicanos observa-se um fenômeno comum: vence aquele candidato que construir uma imagem de bonzinho, humilde, pai de família etc. sendo que suas idéias políticas pouco importam; Na monarquia vence o candidato que souber se expressar melhor com bons argumentos e tiver idéias claras de seu futuro governo.

8- SEPARAÇÃO ENTRE ESTADO E GOVERNO:
Na monarquia a figura do rei representa o estado (entidade permanente) e o 1º ministro representa o governo (entidade passageira). Na República, o presidente é ambos, o que por sua vez gera uma grande confusão e fragiliza as instituições que, em vez de atuarem pelo bem do estado e do povo, acabam agindo para beneficiar o governo (que é passageiro). Saiba mais clicando aqui...

Para mais esclarecimentos sobre o funcionamento da Monarquia Parlamentarista, aconselhamos a leitura do livro "O que é Parlamentarismo Monárquico" do escritor Ives Gandra da Silva Martins.


...

Um comentário: