
O Exército Vermelho capturou Berlim em 2 de maio de 1945. Mas os militares soviéticos não foram apenas libertadores. Também cometeram atrocidades. Cerca de 100 mil mulheres berlinenses foram estupradas, e 10 mil delas se suicidaram pelo temor ou pela humilhação do estupro.
O assunto permaneceu por mais de 40 anos como uma espécie de tabu historiográfico. Começou a vir à tona por meio de estudos que tentaram demonstrar que os alemães também estão entre as vítimas da Segunda Guerra.
Não se trata de repensar as motivações do nazismo ou do ódio que o alimentou. Nada rigorosamente a ver com o "revisionismo" da extrema direita, que minimiza a matança de judeus. O que esses historiadores indicam é que, 60 anos depois do fim da guerra, é possível indagar desapaixonadamente -como o faz W. G. Sebald, em "On The Natural History of Destruction" (a história natural da destruição, na tradução inglesa)- como a memória alemã digeriu as mortes e a destruição provocadas pelos bombardeios de 131 cidades, entre elas Dresden, já em 1945. Os estupros do Exército Vermelho foram relatados com patética elegância e sem autopiedade em "Eine Frau in Berlin" (uma mulher em Berlim), de autora anônima, publicado em 1954. Mas o livro mexia numa ferida delicada. Tornou-se um fracasso editorial.
O diário intimo, recentemente republicado e traduzido em inglês, traz prefácio do historiador militar britânico Antony Beevor ("Berlim, 1945: a Queda", ed. Record). Está saindo por esses dias, também dele, "O Mistério de Olga Tchekova", atriz amiga de Hitler e talvez também espiã soviética.
Beevor não crê que o estupro tenha sido uma política oficial soviética, como o foi a política alemã de extermínio de dissidentes ou não-arianos. Nem por isso seus efeitos deixam de ser trágicos.
FONTE: Folha de São Paulo
_______
É interessante notar como a Esquerda tenta exercer o "monopólio da virtude" alegando que somente eles pensam no povo e nas "minorias oprimidas", somente a "Esquerda defende as mulheres". O que será que as alemãs acharam do "humanitarismo" promovido pela Esquerda através do estupro? gostaria também de saber a opinião das feministas que também defendem o Esquerdismo, mas duvido muito que alguma delas responda a esse questionamento.
....
O blog é simplesmente genial, estou lendo todos os artigos.
ResponderExcluirContinue à esclarecer todos sobre as mentiras esquerdistas.