quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Poluição Ambiental: Capitalismo X Socialismo

Normalmente nas escolas e círculos “intelectuais”, obviamente de esquerda, ocorrem acusações de que o Capitalismo é o maior causador de poluição ambiental. Mostrarei nesta pequena postagem como tais afirmações são infundadas e que o Socialismo foi tão ou mais poluidor quando comparado ao Capitalismo.

O site O ECO revelou em 2 reportagens que os países que adotaram o Socialismo como sistema econômico são/foram muito mais poluidores que os países capitalistas e em tempo recorde dada a origem recente que este sistema tem. Só para citar alguns casos famosos: o acidente nuclear de Chernobyl, Mar Aral, Rio Volga. As reportagens podem ser lidas aqui:

Poluição Socialista - parte I 

Poluição Socialista - Parte II


Quanto à poluição capitalista, eu não ocuparei meu tempo em descrevê-la aqui, pois os ambientalistas de esquerda já fazem isto em larga escala. Apenas quero abrir os olhos de meus leitores quanto aos avanços tecnológicos que o capitalismo trouxe os quais ajudaram a preservar o meio ambiente. O capitalismo já deu origem a inúmeros projetos relacionados ao Desenvolvimento Ambiental, tais como:

Pen Drives e Computadores evitaram que milhões de árvores fossem derrubadas para a fabricação de papéis.

Cataventos Eólicos e Placas Solares que captam a energia mecânica do vento e a solar e as transformam em energia elétrica evitando, assim, a destruição da fauna e flora aquática que acontece devido a construção de hidroelétricas.
    

Garrafas Recicláveis que voltam para as fábricas e são reaproveitadas;


E agora vem aí: os Carros Elétricos que além de serem mais econômicos, não poluem o ar!



Eles já estão ganhando largo espaço nas ruas da Europa, mas aqui no Brasil a Esquerda, que se diz “defensora do meio ambiente”, parece que não quer deixar os carros elétricos entrarem no mercado. Será que isso tem alguma relação com a nossa empresa estatal petrolífera que eles estão levando a falência?

Bem, seja como for, espero ter deixado claro neste singelo texto que o Capitalismo não é esse monstro todo que os “intelequituais” da esquerda tentam criar; e que o Socialismo tão pouco é um santo anjo de sistema como solução para os problemas ambientais do planeta terra.

...

5 comentários:

  1. O Brasil bem que podia investir em placas solares, sei que é caro mas aqui faz bastante sol, e no inverno muitas cidades é sol e chuva em certas semanas...
    Não entendo porque o Brasil cobra imposto tão alto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, pois o grande desenvolvimento tecnológico que só o capitalismo é capaz gera recursos renováveis, como reciclagem e desenvolvimento de matérias-primas novas, que substituem insumos que estão acabando por outros mais abundantes.
    O desenvolvimento da agricultura, por exemplo cada vez mais progride de forma a ocupar menos áreas, onde a produtividade aumenta e os pedaços de terra usados são cada vez menores, assim como também os herbicidas e adubos evoluem, para que fiquem menos tóxicos cada vez mais, até chegarem num patamar de neutralidade e atoxidade em breve.

    A esquerda não sabe nada, eles querem é empregos estatais, falam tamanhas besteiras senão ficariam sem nada pra fazer em seus empregos.

    ResponderExcluir
  3. Não me aprofundarei em cada um, mas esses aparelhos e tecnologias que citou NÃO são fruto pleno do capitalismo: tem muita pesquisa científica ESTATAL que possibilitou a criação desses aparelhos e tecnologias. Quando uma tecnologia ainda é desconhecida e de retorno duvidoso, os capitalistas NÃO querem investir nela. Quem investe é o Estado.

    Por exemplo, você acha que investir em células fotovoltaicas era rentável? Você acha que foi algum capitalista que começou o desenvolvimento, mesmo sendo incerto a praticabilidade e rentabilidade? Obviamente que não.

    Como a Internet: foi uma criação estatal dos EUA. Não havia perspectivas daquilo virar um negócio.

    Se dependêssemos do capitalismo não teríamos estudos em ciência pura. Pois ciência pura não dá lucros. E é ela que possibilita a construção de tecnologias que realmente vão minimizar o impacto no meio-ambiente.

    O capitalismo é predatório, sim, apenas podemos minimizar seus impactos através de exigências ambientais do estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no que tange à participação estatal você está certo. O capitalismo não produz tudo, algo só será produzido se gerar lucro. Não faz sentido nenhum um capitalista investir dinheiro pesado em algo que não terá retorno. Nenhum ser humano racional faria isso, nem mesmo você! Então não condene os capitalistas por não fazerem algo que você também não faria.

      A Direita não defende o fim do estado ou da participação estatal na sociedade. Queremos apenas ESTADO-MÍNIMO que, por definição, significa ser pequeno e realizar as tarefas que o capitalismo não está interessado em fazer. Porém, jamais apoiaremos o Socialismo(estado-máximo) quer acaba com a liberdade dos indivíduos de atuarem na sociedade e oferecerem sua contribuição. Pois no Socialismo até para sorrir é preciso de autorização do estado, imagine então empreender. A ideia do post é mostrar o quanto o Socialismo é mais ou tão poluidor quanto o Capitalismo e que ele não irá salvar ninguém.

      http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/e-proibido-sorrir-na-coreia-do-norte-hoje

      Excluir
    2. Unknown esta totalmente errado. Existe muito investimento privado que nao da em nada, e pelo jeito nao é da area para citar isso, existem pessoas que investem milhoes e nao tem retorno, como voce acha que medicamentos sao criados? porque voce acha que existe patente? e exploração de patente?
      o Estado muitas vezes financiou, mas falar que o capitalismo nao investe no que nao da lucro é uma tremenda burrice

      No brasil nao ha cultura de doar dinheiro, nem de empresario fazer isso, porem, la fora, isso é muito comum, voce tem investidores que leem sobre a sua invenção
      Quem inventou a primeira calculadora mecanica funcional e comercial? o Estado ou Pascal?
      Quem inventou a lampada? o Estado ou Edison? quem inventou o Radio?

      voce pegou um exemplo, a ARPANET e ja generalizou. Esquece que muitos centros de pesquisa nos EUA, sao privados sim, a grande maioria, e nao é a toa que eles vendem caro as coisas, pois é feito o calculo de ROI (Return of Investment)

      Excluir