terça-feira, 22 de março de 2016

Você tem preconceito contra empresários na política? Não deveria.


Há na cultura brasileira muito preconceito com relação a empresários atuando na política. O povo ainda possui a crença de que somente um político humilde pode oferecer o respeito que o país merece. Como se ser humilde impedisse alguém de roubar, enriquecer ilicitamente ou praticar outros crimes.

No que diz respeito à política nós devemos nos preocupar com o estado, pois ele é a instituição mais poderosa do mundo.

Num piscar de olhos o estado pode tomar para si qualquer empresa (grande ou pequena), este é o chamado processo de estatização. Isso por si só já desmonta a mentira de que as empresas são as maiores vilãs do mundo. Há mais: o estado pode tomar sua casa, sua terra e até te escravizar. As ditaduras promovidas pelos estados ao longo da história comprovam essa tese. Mas nem é necessário haver ditadura para se perceber o perigo e o tamanho do poder do estado. Vejam um exemplo, se o estado toma sua propriedade, o que você faria? Recorreria à justiça do estado contra o próprio estado, não é irônico? Se uma empresa ousasse tomar suas posses, você recorreria a quem? Ao estado.

Os empresários, que possuem caráter corrupto, tem como maior ambição estabelecer alianças com o estado, seja através de licitações e outros meios, para conseguir o máximo de dinheiro e poder que o estado pode lhes fornecer. Empresários corruptos não querem atuar no mercado, querem evitar concorrência. Eles querem um monopólio e privilégios oferecidos pelo estado. Para evitar que esses empresários surjam, devemos cortar os laços que eles podem usar para se unir ao estado: acabar com licitações, deixá-los atuar no mercado e punições judiciais severas caso se relacionem com o estado para fins criminosos.

Por outro lado, os empresários que são honestos querem distância do estado. Tudo que desejam é que o estado os deixe em empreender em paz, através de baixos impostos e pouca burocracia.

Como se poder notar, há "empresários" e empresários", não se pode colocar todos no mesmo pacote. É o mercado promovido por eles que gera riqueza para o país. Ou será que se você fosse um político do Japão ousaria combater os empresários que transformaram aquele arquipélago num dos países mais ricos do mundo?

Não há motivos para preconceito contra empresários na política. Vejam como Donald Trump está conseguindo amplo apoio do povo americano, mesmo sendo empresário; Ao mesmo tempo, o nosso presidente Lula, que era pobre e veio de uma cidade do interior, só fez destruir o país e enriquecer desde que entrou no poder. Quem cometer crimes deve pagar por isso, seja político humilde ou empresário de sucesso!

Aliás, quem sabe os empresários podem até transformar nossa cultura e nos ensinar uma valiosa lição: aprender a valorizar o trabalho e o empreendedorismo do livre mercado!


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário