A grave crise política, que está contaminando o ambiente do país, tem despertado em todos os brasileiros o desejo de ter um sistema ou forma de governo que forneça estabilidade e ao mesmo tempo solucione rapidamente qualquer tipo aflições relativas a uma péssima administração pública. Este modelo só pode ser uma Monarquia Parlamentarista, conforme iremos demonstrar a seguir.
Quem acompanha as recentes notícias da política brasileira entende os motivos que levaram o povo a sair às ruas nas últimas manifestações exigindo o Impeachment da presidente Dilma Rousseff bem como a dissolução do Partido dos Trabalhadores: Aumento de impostos, aumento no preço dos serviços públicos, redução nos direitos trabalhistas, diversos escândalos de corrupção (mensalão, petrolão etc), financiamento de ditaduras na África e no Oriente Médio e ainda subordinação da soberania nacional aos interesses de uma organização internacional comunista chamada Foro de São Paulo etc., são alguns dos motivos pelos quais o povo brasileiro não se sente mais representado pela presidente Dilma Rousseff.
Existem três maneiras de resolver essa crise política numa República:
1- O povo espera os 4 anos de mandato da presidente terminar;
2- O povo solicita Impeachment;
3- O povo perde a paciência e inicia uma revolta violenta.
A 1ª opção parece inviável devido a conjuntura política atual na qual a insatisfação do povo atingiu nível incontrolável; A 2ª é bastante burocrática e lenta, pois exige aprovação do Congresso para iniciar o Impeachment e dar inicio a um novo processo de eleição etc. A última opção não é desejável por ninguém haja vista que o maior prejudicado pode ser o próprio povo que corre o risco de enfrentar uma guerra civil contra o governo e seus aliados. Já deu pra notar que a instabilidade política brasileira vai perdurar por bastante tempo, não é?
Resolvendo a crise política:
Como a Monarquia Parlamentarista resolveria a crise política do país? Simples: o monarca rapidamente dissolveria o Parlamento e convocaria novas eleições. Para entender melhor este modelo, precisamos estudar o funcionamento desta forma de governo.
Numa Monarquia, o povo vota nos seus políticos (deputados ou senadores), os vencedores irão compor o parlamento. O 1º Ministro, eleito pelo povo, escolherá um gabinete com vários ministros para ajuda-lo a administrar o país. Enquanto o monarca é responsável pelos assuntos políticos externos, o 1º Ministro lida com os assuntos internos. Em um diagrama seria mais ou menos assim:
Desta forma, o cargo de Presidente da República é mais equivalente ao de 1º Ministro numa Monarquia Parlamentarista. Entretanto, enquanto o(a) Presidente permanece no poder por anos (geralmente 4), o tempo de um Ministro é mais flexível, podendo ser interrompido a qualquer momento pelo monarca, desde que haja insatisfação popular, como é o caso do Brasil atualmente. E, assim, novas eleições seriam convocadas para compor um novo Parlamento. Como se pode notar, a monarquia é mais rápida e eficiente para solucionar crises políticas e preservar a estabilidade da nação.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário