sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A Idade Média foi um período de atraso cultural?



"A Idade Média: foi um período de total estagnação intelectual, conhecida também como Idade das Trevas". Eis o retrato mental que a maioria dos professores de História criam na mente dos alunos nas escolas e universidades. A idéia de achar que a Idade Média foi um período de atraso intelectual é um grande motivo de piada e risos para historiadores realmente sérios. Mas aqui no Brasil, com essa educação sucateada, essa idéia é levada à sério. A mentira nunca dura por muito tempo e agora não será diferente. 

Já foi dito isso aqui neste espaço, mas não custa nada repetir: A Idade Média sofreu um certo freio cultural porque após a queda do Império Romano no Ocidente, os povos bárbaros invadiram a Europa e promoveram a destruição de bibliotecas, livros e vários tipos de arte. Foi a Igreja Católica que teve o enorme trabalho de preservar o que restou e ainda restaurar a alta cultura deixada pelos gregos e romanos, bem como civilizar estes povos bárbaros e violentos através do Cristianismo. Devemos lembrar também que a divulgação de livros era mais lenta, pois eles tinham de ser copiados à mão, haja vista que a imprensa só foi inventada no século XV por Gutenberg.

Mas se você prefere ignorar a verdade, vamos fazer algumas perguntas que lhe ajudarão a medir o seu nível de conhecimento a respeito desse período:

Você sabia que foi a Igreja Católica, ainda na Idade Média, que criou as primeiras universidades e hospitais do mundo ocidental, com objetivo de alavancar o pensamento científico, e que ainda ajudava financeiramente os acadêmicos de todos os lugares da Europa? Você conhece os escritores mais famosas dessa época tais como Dante Alighieri ou Giovanni Boccaccio? E os filósofos Agostinho de Hipona ou Tomás de Aquino? Você conhece pintores como Giotto, Jan Van Eyck, El Bosco, Durero? E a beleza triunfante da Arquitetura Gótica? Você já ouviu as músicas líricas medievais? Sabia que a partitura, o xadrez, o baralho, óculos, a ampulheta, carrinho de mão, talheres foram inventados nessa época? Você sabia que o homem medieval estudava todas As Sete Artes Liberais, conhecidas como Trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e Quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia)? Quem nos dias atuais sequer conhece algo sobre Retórica ou Astronomia?

Agora você consegue entender a confusão e o problema causados pelos professores que insistem em ensinar conteúdos baseados em puro preconceito? Como historiadores sérios poderiam então achar que um período tão culturalmente rico foi, na verdade, um período de ignorância (ou "trevas")? Praticamente todo o conhecimento e tecnologia que desfrutamos hoje foi criado na Idade Média. Dizer que esse período foi conhecido pela estagnação cultural é como dizer que nós também somos atrasados. Nas palavras do professor Hilário Franco Jr,: "Somos todos da Idade Média".

Vamos ouvir um pouco de música da "Idade das Trevas":


England - Anon. 1225: Miri it is while sumer ilast


REFERÊNCIAS:

- O outono da Idade Média. Johan Huizinga. Editora Cosac Naify, 2010.
- Luz sobre a idade média. Régine Pernoud. Editora Europa-America PT, 1997.
- Idade Média: o nascimento do Ocidente. Hilário Franco Jr. Editora Brasiliense, 2001.
- Invenções da idade média. Chiara Frugoni. Editora Zahar, 2007.
- Homens e mulheres da idade média. Jacques le Goff. Editora Estação Liberdade, 2014
- Os intelectuais na idade média. Jacques le Goff. Editora José Olympio, 2006
- Como seria sua vida na idade média. Fiona MacDonald. Editora Scipione, 1997
- Arte e beleza na estética medieval. Umberto Eco. Editora Presença. Editorial Presença, 1989
- O despertar da Europa: a baixa Idade Media. Marco Antônio de Oliveira Pais. Atual Editora.
- Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. Thomas Woods Jr. Editora Quadrante. 2011.
- Trivium e Quadrivium - As Artes Liberais na Idade Média. Friaça, Amancio C. S. Editora Ibis, 1999


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário