segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A Igreja Católica é contra a ciência?

Galileu explica o relevo lunar a cardeais. 
Pintura de Jean-Leon Huens (1921-1982).



Vivemos num momento muito difícil no nosso país, principalmente no que concerne à educação, pois atualmente o governo usa o sistema escolar para esconder a verdade dos nossos estudantes e manipulá-los. E uma das grandes mentiras contadas nas escolas é que a Igreja Católica é contra a ciência. O suposto “atraso cultural” durante a Idade Média e perseguição a cientistas pelo Tribunal da Inquisição são alguns dos fatos que “comprovam” a incompatibilidade da postura da Igreja contra a ciência.

O que faremos agora é apresentar um breve resumo, baseado nas pesquisas de historiadores renomados (cujas obras serão indicadas no final do texto), mostrando a falsidade dos livros adotados pelo nosso Ministério da (des)Educação. Vamos lá:

A IDADE MÉDIA (V – XV):

A maioria dos estudantes está ciente de que Grécia e Roma nos deixaram um legado cultural de altíssimo nível (considerado clássico). Platão, Sócrates, Aristóteles, Epicuro, Arquimedes, Homero, Cícero e Virgílio são alguns dos grandes nomes desse período de efervescência intelectual do mundo antigo. Mas se o momento Greco-romano foi caracterizado pela ascensão da alta cultura, porque o período seguinte, a Idade Média, é considerado inferior? A resposta do senso-comum escolar é de que a Igreja Católica é a responsável por tal atraso intelectual.

No entanto, o que muitos ignoram é que após o enfraquecimento e queda do Império Romano do Ocidente, os povos bárbaros (pagãos) invadiram a Europa, destruíram bibliotecas, queimaram livros e todo tipo de arte que puderam. Foi a Igreja Católica que se incumbiu do enorme trabalho de preservar e restaurar o que restou da cultura antiga e ainda teve que civilizar estes povos bárbaros através do Cristianismo (você entende agora o significado da “conversão de Clóvis”, rei dos francos?).

Foi a Igreja Católica que criou as primeiras universidades e hospitais do mundo ocidental, com objetivo de alavancar o pensamento científico, e ainda ajudou financeiramente os acadêmicos que vinham de todos os lugares da Europa.

Em resumo, a ciência estagnou um pouco na Idade Média não por culpa da Igreja Católica, mas por sim por causa da destruição promovida pelos povos bárbaros. Some a isso o fato de que a propagação de livros era relativamente lenta, pois estes eram copiados à mão. Afinal, a publicação em larga escala só foi possível a partir do século XV com a invenção da imprensa por Gutenberg (Ainda hoje existem protestantes alegando que a Igreja Católica era contra a publicação da Bíblia para o povo ler naquela época. Você já deve ter percebido o erro desse raciocínio, não é?).

A INQUISIÇÃO CONTRA CIENTISTAS:

A Igreja Católica perseguiu e matou milhões de cientistas porque era contra a propagação do conhecimento”, assim dizem os “especialistas” no assunto (para inicio de conversa, essa cifra é absurda até mesmo para a Europa inteira), sem falar que não faz sentido a Igreja criar as primeiras universidades do Ocidente para em seguida perseguir os acadêmicos e cientistas. A verdade é que os cientistas não foram perseguidos por causa da ciência, mas sim porque estavam praticando heresias contra o Cristianismo, heresias estas que eram repudiadas até mesmo pelas próprias populações locais. Giordano Bruno (que de ciência nada produziu de fato) foi condenado pela prática de heresia e não por causa de ciência.

Mas e o famoso caso de Galileu? Galileu nunca foi perseguido. Pelo contrário, a Igreja lhe atribuiu muitos prêmios e auxilio financeiro para suas pesquisas. O que realmente aconteceu foi que Galileu alardeava publicamente sobre a Teoria Heliocêntrica, mas ele infelizmente nunca foi capaz de comprová-la na prática. Então a Igreja solicitou que ele parasse com esta atitude anti-científica de divulgar tal teoria, enquanto não houvesse provas definitivas. As contribuições de Copérnico e Johannes Kepler (apoiado nas descobertas da física newtoniana) foram apenas teóricas. A Teoria Heliocêntrica só pode ser comprovada cientificamente em 1851 (Séc. XIX) com a experiência do Pêndulo de Foucault.

AS CÉLULAS-TRONCO:

A Bioética é um ramo da Filosofia cujos temas tem se tornado cada mais presente nos debates mundiais. Aborto, eutanásia e transumanismo são alguns temas relacionados a Bioética e a Igreja evidentemente tem sua postura filosófica sobre esses assuntos.

Sem realizar pesquisa nenhuma, os detratores da Igreja Católica (principalmente jornalistas da grande mídia) espalham publicamente que ela é contra o uso das células-tronco e quer, desta forma, impedir o avanço da ciência e da solução de problemas de saúde que afetam a população mundial. Devemos rir ou chorar com tantas mentiras?

A Igreja é contra apenas o uso de células-tronco embrionárias, porque estas se demonstraram ineficientes e causadoras de outros problemas de saúde graves. A igreja é totalmente A FAVOR do uso de células-tronco adultas, pois estas sim apresentam resultados eficientes. Você duvida? Recentemente o hospital do Vaticano realizou descobertas bem interessantes no que diz respeito às células-troncos adultas (mas não espere a grande mídia divulgar isso). Veja ainda o que dizem a respeito disso, o professor Felipe Aquino ,o blog O Catequista e o jornal O Estadão .

CONCLUSÃO:

Como se pode notar, quase tudo que se diz sobre a oposição da Igreja contra a ciência é baseado em preconceitos, mitos e mentiras. O objetivo de governos de Esquerda é usar o sistema de ensino para criar um exército de estudantes que odeiam a Igreja Católica. Não permita que seus filhos caiam nessa armadilha. Entretanto, para que este texto não fique parecendo apenas uma "teoria de um blogueiro", aconselhamos que o próprio leitor faça sua pesquisa. As fontes que indicamos podem ser vistas a seguir. 


REFERÊNCIAS:

- Ciência e Religião. Peter Harrison. Editora: Idéias e Letras, 2014.

- Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental. Thomas Woods Jr. Editora Quadrante, 2011.

- Os intelectuais na Idade Média. Jacques le Goff. Editora José Olympio, 2003.

- A Igreja e a Ciência. Roberto Ribeiro de Castro, 2013.

- Vaticano vai financiar pesquisas de células-tronco adultas. Jornal O Estadão, 23/04/2010.
http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,vaticano-vai-financiar-pesquisas-de-celulas-tronco-adultas,542140



...

Nenhum comentário:

Postar um comentário