sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Porque conservadores devem ser contra a pena de morte?

Chegamos a uma situação onde a violência está muito alta, por isso o posicionamento da população se tornou tão brutal ou extremista a ponto de mais da metade dela ser a favor da pena de morte, mas isso, apesar de compreensível, está errado. Nem a polícia e nem o estado podem ser transformados em órgãos ou grupos de extermínio, isso é contra o conservadorismo e a noção de justiça moldada no ocidente. O Estado e a polícia foram criados para manter a paz, a ordem e a segurança e não para se transformarem em justiceiros. Se incentivarmos a corrupção e o desvio de função da polícia ou do Estado, nós não poderemos reclamar depois da corrupção nos outros setores públicos.

Dizer por exemplo que somos a favor da vida (contra o aborto) e logo em seguida querer a pena de morte para bandidos é uma incoerência, uma falha na lógica aristotélica. Só exitem 2 possibilidades de não cairmos em contradição:

1- ou todas as vidas tem igual valor;
2- ou nenhuma vida tem valor.

Se nosso posicionamento é contra o aborto e a favor da vida, então temos que desejar preservar a vida dos criminosos também para confirmar que todas as vidas tem igual valor.

A vida de um criminoso só pode ser retirada no caso específico de legítima defesa da vida dos policiais ou dos cidadãos, mas este é um resultado não-desejável ou inevitável, uma exceção para um caso extremo em que somos obrigados a forçar os bandidos a respeitarem nosso direito à vida.

É claro que devemos aplicar uma pena dura aos bandidos para desincentivar a criminalidade, isso é justiça. Para bandidos que cometerem crimes hediondos (ou aqueles psiquiatricamente irrecuperáveis) o estado poderia simplesmente mantê-los em prisão perpétua. Eles iriam ter que trabalhar para se sustentar, trabalhar para obter água, comida, roupas etc. Se eles se recusassem a trabalhar, não receberiam nada e em caso de morte por inanição, o Estado poderia considerar suicídio e se eximir da responsabilidade em ter que indenizar sua família.

O bandido sustentaria e ainda ficaria pra sempre afastado do convívio social. Todo mundo sai ganhando sem ter que transformar o Estado ou a polícia em organizações de extermínio.

Com base nessa exposição, solicito aos caros militantes conservadores que repensem um pouco sobre essa questão, em especial, meu apelo vai aos católicos, pois a igreja condena a pena de morte e você tem que acatar o posicionamento oficial dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário